21 dezembro, 2012

Parelhas Inaugura o 1° Espaço Nordeste do Rio Grande do Norte



Na noite de ontem (20), autoridades do município e representantes do Banco do Nordeste estiveram em Parelhas para inaugurar o Espaço Nordeste. O prédio foi construído no Bairro Maria Terceira em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal. O objetivo do espaço é promover cultura, integração social e assessoria em negócios para os empreendedores parelhenses.

Apresentações culturais marcaram a noite, com a participação da Banda de Música 11 de Fevereiro na regência do Maestro Emanuel. O público também pode conferir a exposição de pintura em tela do artista plástico Iron Garcia e dos usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Parelhas. Também houve apresentação de teatro com artistas locais, dança com os Negros do Rosário da Comunidade Boa Vista e por fim, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, feita pela Orquestra Sanfônica Seridó, comandada pelo maestro Parcélio.

Reniê Dino é Assessor do INEC e esteve à frente do processo de implantação do Espaço Nordeste no município. Ele explica que neste ano já foram construídos 30 espaços como este na região e que a expectativa para 2013 é que mais 100 sejam erguidos: “O Banco do Nordeste está muito atento aquelas cidades que ele acredita ter um bom potencial de desenvolvimento e que tem parcerias. A parceria entre o Banco do Nordeste e os gestores dessa cidade também influi muito, porque é preciso que a cidade acredite e abrace o projeto. Parelhas é a primeira no Rio Grande do Norte a receber esse projeto, são trinta ao todo e essa cidade é a 27°”.

Cerca de 40% do volume de negócios da agência de Jardim do Seridó vem de Parelhas. “Nós queríamos uma agência para Parelhas, mas isso não foi possível em razão da proximidade com Jardim do Seridó. Então nós solicitamos a nossa Deputada Fátima Bezerra, que nos levou ao superintendente do BNB aqui no RN. A partir daí nós começamos a discutir outras possibilidades, contando com a parceria de Dalva e Carminha. Fruto disso, hoje nós comemoramos a vinda do Espaço Nordeste para cá”, comemora o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros.  

O espaço contempla camarim, local para apresentações culturais, sessões de cinema durante a semana, espaço de leitura, espaço de negócios para que os empreendedores locais não tenham a necessidade de se deslocar até Jardim do Seridó para negociar, “Esse não é só um prédio bonito que o Bairro Maria Terceira ganha. Ele vai trazer cultura, empreendedorismo e desenvolvimento”, completou o Prefeito.

Telma Aguiar, Assessora de Marketing do Banco do Nordeste, explica de que forma o Espaço Nordeste vai atuar no desenvolvimento do empreendedorismo local: “Nós vamos captar e fazer um convite aos empreendedores. Nós descobrimos em Parelhas um empreendedorismo muito forte. O gerente de negócios virá para Parelhas uma vez por semana para entrar em contato com esses empreendedores, oferecendo a linha do FNE que é de 0,08% ao ano, que é o ideal para quem está começando”.


14 dezembro, 2012

PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS É DIPLOMADO NA CIDADE DE PARELHAS

Na noite de ontem (14), os Prefeitos e Vice-Prefeitos eleitos, além dos 29 novos vereadores das cidades de Parelhas, Santana do Seridó e Equador, participaram da solenidade de Diplomação no Clube Centenário de Parelhas.
Na oportunidade a Juíza Dra Carmem Verônica Calafange ressaltou a importância e responsabilidade dos eleitos, em governarem com transparência, sem esquecer que estarão nos próximos quatro anos, sendo a voz e a representação dos eleitores dos seus municípios.
O Prefeito reeleito de Parelhas, o Professor Francisco Medeiros agradeceu a Deus e ao povo pela confiança em deixa-lo administrar o municipio de Parelhas por mais quatro anos, além do reconhecimento ao apoio incondicional do Vice-Prefeito José Rogério Dantas (PMDB) e de toda a militancia que compôs a Coligação "Parelhas no Rumo Certo", e ressaltou que espera poder trabalhar mais e mais para ver uma Parelhas cada vez melhor. Ao final de seu discurso, parabenizou aos onze vereadores eleitos de Parelhas, e desejou um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.

11 dezembro, 2012

Eleição para presidência do SINDSERPPA



Aconteceu na tarde de ontem, 10, a eleição para Presidente e Vice-presidente do SINDSERPPA – Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Parelhas – onde 132 pessoas votaram. Foram 129 votos na Chapa 1 e 3 votos em Branco. Edimar Jose da Silva é o Presidente eleito e Jerry Adriani de Freitas o Vice. Os dois ficarão a frente do sindicato até o ano de 2014. A posse dos eleitos acontecerá no dia 4 de Janeiro na AABB.


NOTA



ABASTECIMENTO DE ÁGUA FICARÁ SUSPENSO POR DOIS DIAS EM PARELHAS

A Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN) avisa a toda a população de Parelhas que nos dias 14 e 15 de dezembro, próxima sexta-feira e sábado, o abastecimento de água ficará suspenso no município devido a interligação da rede de distribuição que está sendo feita e pretende beneficiar o Bairro José Clóvis de Medeiros e partes do Cruz do Monte e Ivan Bezerra.

Ressaltamos a necessidade de a população buscar se preparar para um possível desabastecimento, especialmente nas partes mais elevadas da cidade, por um prazo de, no máximo, até 15 dias.

Caso o serviço seja efetuado com o sucesso almejado, o abastecimento será normalizado dentro do menor prazo possível.

Agradecemos desde já a compreensão da população. 

IFRN desenvolve projeto para produtores de Queijo de Qualho e Manteiga de Parelhas




Na manhã de ontem, 10, professoras e alunos do curso Técnico em Alimentos do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte – estiveram em Parelhas, na Câmara Municipal de Vereadores, participando de reunião com os produtores de queijo de qualho e manteiga do município.

As professoras Uliana Medeiros e Itala Viviane pertencem ao campus de Currais Novos – RN e estão desenvolvendo um projeto voltado para os produtores de queijo que utilizam leite cru no processo. A intenção é tornar o produto conhecido no mercado utilizando a “denominação de origem”, como já é feito em outras regiões do país, a exemplo do famoso “Queijo de Minas”.

O SEBRAE e Prefeituras de cidades onde o projeto tem sido implantado estão atuando como parceiras na divulgação e expansão do mesmo. Em Parelhas não poderia ser diferente. Na reunião estiveram presentes Ivanilson Pereira e Gildete Maria, como representantes da PMP.

As professoras explicaram aos produtores que estiveram na reunião como este queijo com Indicação Geográfica tem ganhado espaço no mercado através de incentivo à divulgação do local onde ele é produzido. A qualidade no processo de produção é o primeiro passo. Os alunos e professoras pretendem ensinar como os donos das queijeiras podem manter a higiene, sem perder as características do processo artesanal, que é o que garante o sabor diferenciado ao queijo nordestino.

O cooperativismo foi uma das ideias mostradas. Com ele, os produtores deixam de concorrer entre si e tornam-se parceiros.

Uma das barreiras que impede a expansão do comércio do queijo feito com leite cru é a Instrução Normativa Brasileira que exige que o queijo seja maturado com até 60 dias. “Esse tempo é mais que o exigido pelo queijo de qualho ou manteiga para ficar pronto. Caso os produtores decidissem obedecer a IN, o sabor e a qualidade do queijo seriam alterados e prejudicados”, explicou Uliana Medeiros.

O que alunos e professores do curso de Técnico de Alimentos pretendem é lutar por modificações na Instrução Normativa que possam beneficiar o produtor de queijo de qualho e manteiga, facilitando o marketing e para que a produção caminhe em sintonia com os órgãos fiscalizadores.

05 dezembro, 2012

Parelhas Ocupa o 7° Lugar no Ranking de Desenvolvimento da Fundação Getúlio Vargas


Parelhas ocupa o 7° lugar no estado em desenvolvimento e o 4° lugar na região do Seridó. Nove municípios do Seridó, dois da Grande Natal e um do Oeste lideram o ranking do ISDM - Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios, estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado ontem, 04, em São Paulo.

Com ISDM 5,24, Acari lidera o ranking, seguindo por Natal, São José do Seridó, Parnamirim, Caicó e Mossoró.

O estudo foi feito com dados de 2010 do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação. Em habitação foram avaliados coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa. Em renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança foi analisada a taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico.

No ranking dos Estados, o Rio Grande do Norte ocupa o 13º lugar. É o nordestino mais bem posicionado no ranking, liderado pelo Distrito Federal e seguido por São Paulo e Santa Catarina.

Os melhores:
1.    Acari (5,24),
2.    Natal (5,22),
3.    São José do Seridó (5,21),
4.    Parnamirim (5,12),
5.    Caicó (5,08),
6.    Mossoró (5,01),
7.    Parelhas (5,01),
8.    Carnaúba dos Dantas (4,99),
9.    Jardim do Seridó (4,96),

Seguem: Timbaúba dos Batistas (4,93), Currais Novos (4,84), Santana do Seridó (4,76), Macau (4,75), São Gonçalo do Amarante (4,74), Pau dos Ferros (4,69), Alto do Rodrigues (4,60), Cruzeta (4,60), Areia Branca (4,60), São João do Sabugi (4,57) e Ipueira (4,54).