31 outubro, 2014

AÇÕES DO OUTUBRO ROSA - SEXTA-FEIRA - 31/10/14



A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Saúde vivência até esta Sexta-feira (31), as ações do “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA – SEXTA-FEIRA – 31/10/14
07h00min – Palestra: “SAÚDE DA MULHER”
Local: Maçonaria Cirilo Santos
Facilitadora: Drª Elvira Barbalho (Ginecologista)
Integrantes do Programa DOCE VIDA

16h00min – Palestra: “SAÚDE DA MULHER”
Local: Escola Municipal Arnaldo Arsênio.
Facilitador: Étel Rógere (Enfemeiro ESF/Maria Terceira)
Mulheres da comunidade escolar.

19h00min – Palestra: “SAÚDE DA MULHER”
Local: Escola Municipal Arnaldo Bezerra
Facilitador: Étel Rógere (Enfermeiro ESF/Maria Terceira)
Profissionais mulheres da educação.

ALUNOS DOS 9º ANOS DE PARELHAS VIVÊNCIAM INTERCÂMBIO CULTURAL SOBRE A BIOGRAFIA DE NÍSIA FLORESTA




Alunos dos 9º Anos, da Escola Municipal Inácio Miranda dos Santos e da Cooperativa Educacional de Parelhas (COOEPAR), estão participando de um Intercâmbio Cultural, que tem como objeto de estudo a biografia da potiguar Nísia Floresta, e tem como objetivo provocar no aluno o interesse em conhecer a biografia da escritora potiguar, tida como pioneira na ideologia em defesa da mulher no Brasil.


Os alunos das disciplinas, Cultura do RN e Ensino Religioso, da Professora Glória Lima, participaram nesta Quinta-feira (30) do 1º Encontro entre as turmas, que aconteceu na COOEPAR, onde participaram de uma acolhida com os profissionais, Angelita Dias e Márcio Alves, de um momento motivacional com a Secretária de Educação, a professora Ildelita Roque.


Na próxima Terça-feira (04), as turmas realizarão uma viagem de estudo, ao Museu Nísia Floresta, ao Mausoléu onde estão os restos mortais de Nísia Floresta, e a Igreja Matriz, que guarda as características do barroco, além da participação em apresentações folclóricas, que destacam os aspectos culturais do Rio Grande do Norte.

30 outubro, 2014

“PROJETO FLORESCER: REPLANTAR VIDAS NA CAATINGA” SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA EM PARELHAS



A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca em parceria com a Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (UAECIA), integrante da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Secretaria Municipal de Educação, EMATER, Guarda Mirim, Jipeiros e Ciclistas, realiza nesta Sexta-feira (31), o lançamento do “Projeto Florescer: replantar vidas na caatinga”. 

O lançamento do projeto acontecerá na Praça Arnaldo Bezerra, a partir das 18h00min. E no Sábado dia 01 de Novembro, acontecerá a 1ª Expedição para coleta de sementes em áreas de vegetação. A perspectiva é que o reflorestamento no município seja feito ao longo de cinco anos. O projeto também contempla à confecção de mudas – que serão feitas com material reciclado – ao plantio e monitoramento das áreas a serem reflorestadas, com o apoio de técnicos dos cursos da Unidade Especializada: Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia.

O Projeto Florescer integra uma iniciativa mais ampla, o “Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Bovinocultura do Semiárido - Região Seridó”, que abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dele faz parte o Grupo de Estudos em Produção Animal Sustentável do RN (GEPARN), formado por alunos de diferentes cursos de graduação da UFRN.

PREFEITURA DE PARELHAS VIVENCIA AÇÕES DO OUTUBRO ROSA



A Prefeitura Municipal de Parelhas, através de parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e da Habitação, vivência até esta Sexta-feira (31), as ações do “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA – QUINTA-FEIRA – 30/10/14

15h00min – Roda de Conversa: “CUIDANDO DA MULHER”
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Facilitadoras: Régia Assis (Nutricionista/NASF), Rogéria Dantas (Assistente Social/NASF)
Colaboração: Usuárias do SUS.
Público feminino em geral.

19h00min – Palestra: “SAÚDE DA MULHER”
Local: Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho
Facilitador: Étel Rógere (Enfermeiro ESF/Maria Terceira)
Mulheres da comunidade escolar.

AÇÕES DO PROJETO “EDUCAÇÃO DE TRANSITO NA ESCOLA” SÃO DESENVOLVIDAS EM ESCOLA MUNICIPAL DE PARELHAS



A Prefeitura Municipal de Parelhas, através de parceria entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Policia Rodoviária Estadual, realizou na manhã desta Quarta-feira (29), junto aos alunos da Escola Municipal Arnaldo Bezerra, ações do Projeto “Educação de Transito na Escola”, que aconteceu nas proximidades da Praça Arnaldo Bezerra. 


O Projeto funciona desde 2011, e esta em fase de expansão, em parceria com as escolas públicas, onde desde o início já formou cerca de 3.800 crianças no Rio Grande do Norte.


Cartilha educativa, orientações no tocante ao bafômetro, faixas de pedestres, enfim todo um trabalho educativo vem sendo repassado aos alunos das escolas públicas, possibilitando aos alunos serem agentes multiplicadores, onde os mesmos estarão orientando os pais e familiares no tocante aos cuidados e orientações do transito.